História

Unidade: Amambai
Coordenadora: Suzana Arakaki

Informações:


A organização e o currículo do curso de História da unidade de Amambai-MS, expressam uma formação aberta e plural, que propicia um contato do acadêmico com autores e produções das diferentes linhas historiográficas, possibilitando o contato com as diferentes concepções epistemológicas, metodológicas e ideológicas da produção historiográfica. Em consequência dessa perspectiva, considera-se necessário oferecer ao acadêmico uma vivência no que se refere à pesquisa, considerada algo indissociável da formação requerida. Também se vislumbra uma vasta gama de atividades que podem ser desempenhadas pelo historiador, em diferentes espaços como nos museus e arquivos, principalmente, com a importância dada aos serviços educativos nesses estabelecimentos, nos centros de documentação, em projetos ligados à memória e ao patrimônio, na produção cultural e na mídia.

Desde sua implantação o curso vem atendendo um número considerável de acadêmicos indígenas e, sendo a universidade um lócus privilegiado de investigação e da pesquisa científica, postulada em análises críticas e de responsabilidade, não pode, portanto, se eximir de contribuições, subsidiando possibilidades e alternativas de compreensão e estudos da realidade na qual se encontram as populações indígenas no Mato Grosso do Sul. Considerando que a região de Amambai tem aproximadamente 7 (sete) aldeias indígenas, é de fundamental importância o trabalho desenvolvido pelo curso no que tange a instrumentalização teórico-metodológica do aluno indígena habilitando o mesmo a ser o agente de sua própria história. Propiciando, desse modo, meios, recursos e um câmbio de conhecimentos que vão para além do universo acadêmico, visto que os indígenas que adentram a universidade escrevem sua história levando em conta o lugar de que se fala e quem fala. É inegável a importância da universidade na mediação dessa construção de conhecimentos e, ainda, na formação de profissionais indígenas habilitados a trabalhar em escolas nas aldeias mediando conhecimento acadêmico com os saberes tradicionais indígenas.